quinta-feira, 20 de setembro de 2018

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CRIANDO CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE



Consideramos que o conhecimento pedagógico vai se construindo e reconstruindo ao longo da vida profissional, num continuum de apropriações sobre a teoria e a prática. Nessa perspectiva, apostamos na Residência Pedagógica que se constitui em possibilidades de apoio e acompanhamento ao professor ingressante.   Essa experiência está sendo enriquecedora.  A inserção profissional docente vem nos revelar que não é simples transformar as experiências individuais e coletivas em conhecimento profissional. Mas, existem várias possibilidades que se constituem na coletividade, na parceria e na troca.  Concordamos com Nóvoa (2008) quando defende que a docência deve ser compreendida como algo coletivo, não só no plano do conhecimento, mas também no plano da ética, pois entendemos que não há uma formação que vá dar conta de todas as demandas colocadas cotidianamente.








Um comentário:

  1. A experiência com a turma e com a professora Grazi está sendo grandiosa! O método de trabalho da professora é bem diferente e faz com que as crianças tenham prazer em participar das atividades em aula. Estamos muito contentes em poder participar da Residência Pedagógica e ter a oportunidade de ver trabalhos como esse!

    ResponderExcluir

Visita ao Instituto Paulo Freire